Venha nos visitar! Entre em contato conosco

Rua 15 de Novembro,247 / Araçatuba-SP / CEP- 16010-030 / Telefone: 18-3625-3392 / email- marechalrondon1964@gmail.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CINEMAS, TEATROS E ARAÇATUBA



O QUE É CINEMA?
Cinema (do grego kiyuna - kinema "movimento") é a técnica utilizada e a arte de fixar e de reproduzir imagens que suscitam impressão de movimento , assim como a indústria que produz essas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mudo com câmeras adequadas, ou pela sua criação utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais específicos.

O QUE É TEATRO?
Teatro é uma forma de arte em que o ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxilio de dramaturgas ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o local apropriado a esta forma de arte.

Cine Teatro Ideal, um dos primeiros de Araçatuba


Em Araçatuba
O primeiro cinema de Araçatuba foi inaugurado em 25 de setembro de 1918. Está aqui colocado na década de XX porque tínhamos pouco tempo para atingir a segunda década e é nesta que os espetáculos já se encontravam estratificados em sias apresentações.

A primeira casa de projeção de filmes chamava-se "Fênix Cinema' e ficava bem no começo da Rua Osvaldo Cruz. O dono era Joaquim Julião, que também tinha cinema em Avanhandava. Na inauguração do "Fênix Cinema", no bar, havia diversos, alimentos: tabuleiros de doces na qual o podia podia comprar café com bolinhos, pés de moleques, bombocados, queijadinhas, rapaduras, paçocas, amendoins e pastéis. Orentino afirma que não havia sorvete: só teria introduzido comercialmente na jovem Araçatuba em 1921, por Antônio Garcia e João Teodoro de Sousa.


Sessão "Cinema Livre" em Araçatuba

A projeção de filmes não era contínua, como atualmente; a sala de máquinas só tinha um projetor; o operador projetava uma parte do filme, chamada de rolo, cada filme tinha aproximadamente oito rolos, a cada um deles, as luzes eram acesas e os espectadores aproveitaram para ir ao banheiro ou comprar alimentos, ou para fumar; para isto recebiam uma senha do porteiro que lhes permitia depois voltar à sala de projeção.

Em 26 de agosto de 1921 foi inaugurado o segundo cinema, o "Ideal Cinema", sendo depois alterado "Cine Teatro Ideal". Ele se localizava na praça Rui |Barbosa. Em 1925 teve uma ampliação, aumentando o fundo do "hall", antes tinha 500 assentos, depois ficou para 700 assentos. Tendo lugar para orquestra e, atrás do público tinha um espaço para a geral, também chamada de "galinheiro".  A banda de música que tocava neste cinema era "Sete de Abril"; antes das sessões a banda tocava em frente do cinema.

Antes dos filmes, às vezes, havia pianistas como Nenê Costa, Emília Mani, Áurea Camargo, Aparecida Felizola; violinistas como Hildebrando Andreline; flautistas como Vilmar Soares. A partir de 1927, o Dr Nilo Miranda importou da Alemanha uma pianola, ela era acionada por Vilmar Soares.

Este cinema acabou em 1934, mas já havia o Cine São Paulo à rua Princesa Isabel.


Antigo Teatro São João
A primeira peça de teatro aqui levada chamou-se "Santa Aquilina". Aconteceu no natal de 1918, no Fênix Cinema, pelo Grêmio Dramático Santa Inês.  Depois da peça, houves atores variados como a menina Hilda PIlz, Júlia Pilz e Silvestre Prado, Nara e Nara Nogueira, Ema Pilz, Delmar Nogueira e Helena Pilz.

Como aconteceu com os filmes, as apresentações teatrais também só estratificara, na entrada dos anos XX, continuando com apresentações de novos grupos.

Para se ter ideia dos costumes desses anos XX, para avisar a população de que as apresentações no cinema iam começar, faziam-se uso de fogos: estouravam três rojões.


(BODSTEIN, Odete Costa; PINHEIRO, Célio."Histórias de Araçatuba", 1997; p189-191)



Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas, reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho.
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Muita paz.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir