Venha nos visitar! Entre em contato conosco

Rua 15 de Novembro,247 / Araçatuba-SP / CEP- 16010-030 / Telefone: 18-3625-3392 / email- marechalrondon1964@gmail.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Origens e Dúvidas



Histórias da Praça
Texto Extraído do: Tablóide 06 de fevereiro de 1982 pag. 03
Trecho da Reportagem “História da Praça” escrita por: Reinaldo Penteado e Manoel Raymundo
Com Colaboração de: Alcides Mazzini


A Praça Rui Barbosa nasceu praticamente com a própria cidade. Aureliano Valadão Furquim ex prefeito municipal e um dos mais antigos moradores da cidade, conta que, quando aqui chegou, em 1916, a praça já existia. A verdade é que, logo após o surgimento das primeiras casas ao lado da estação ferroviária, foi construído no local onde hoje é a praça um pequeno campo de futebol, posteriormente transformado em passeio público. Em 1922, a praça Rui Barbosa recebeu seus primeiros bancos seus primeiros jardins e essa é a data oficialmente aceita como fundação do local.
A obra foi iniciada na gestão do primeiro prefeito de Araçatuba, Joaquim Pompeu de Toledo e teve continuidade no mandato de Joaquim Camargo Ferraz, o segundo chefe do executivo municipal. Sua conclusão, entretanto, deu-se na gestão do próprio Valadão Furquim, em 1938 com a construção de canteiros cercados para o jardim e a plantação de mais árvores, além de uma reforma no trajeto inicial do passeio. Gabriel Ruiz, chefe da Divisão de Assessoramento da prefeitura diz que, “a cerca de quinze anos atrás, a praça Rui Barbosa era o verdadeiro centro de lazer da cidade, para onde convergiam inúmeras famílias, casais de namorados, velhos e crianças.” Contribuíram também, para a queda da freqüência, o aumento do número de automóveis particulares, o advento dos clubes e lanchonetes e o aumento de opções de lazer em geral.



Um comentário:

  1. Parabéns a toda a equipe da Secretaria da Cultura de Araçatuba por proporcionar à população um canal que nos possibilite conhecermos melhor a história desta cidade. Em especial ao Carlos Paupitz, chefe deste departamento.

    ResponderExcluir