Venha nos visitar! Entre em contato conosco

Rua 15 de Novembro,247 / Araçatuba-SP / CEP- 16010-030 / Telefone: 18-3625-3392 / email- marechalrondon1964@gmail.com

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Curiosidades

Com uma iniciativa impar no mercado fonográfico, a RGE – gravadora totalmente brasileira - parte para o interior, buscando a autentica arte da terra, a manifestação pura do artista feito sem recursos, oferecendo a grande oportunidade de lançamento e burilação. Assim foi com Nelson e sua fabulosa orquestras de Tupã . Agora é a vez de Araçatuba – a metrópole do progresso - a cidade que se renova e que com seus novos bairros modernos faz concorrência com Brasília. Em Araçatuba na Praça Diogo Jr. No bairro Santana, em outubro de 1956, foi Edson Cabariti popularmente conhecido naquela cidade como Bolinha, fazia lançamento de uma programação infantil, iniciada sobre o banco daquela praça. Dentre as numerosas crianças que afluíam para participar daquele programa, Bolinha teve o cuidado de ir selecionando aquelas que demonstravam maior dom artístico, conjugados com uma boa conduta escolar. O programa, embora restrito a um serviço de alto-falantes, foi ganhando penetração e crescendo no conceito dos moradores de Araçatuba. Do Banco de praça publica passou para um palanque , doado pelos próprios moradores do bairro. Dali a ascensão foi rápida .Convidado pela Rádio Cultura passou a apresentar-se no programa dominical daquela emissora , crescendo ainda mais a popularidade do elenco .

Nessa época, convidado pela direção da Rádio Difusura de Araçatuba, Bolinha levou o elenco para o outro prefixo radiofônico. Foi uma época de grandes sucessos. Passado um ano, novamente a direção da Rádio Cultura de Araçatuba convidou Bolinha para retornar ao seu prefixo . Acertada a transferência daquele radialista, automaticamente o elenco de também se transferiu , já que têm no Bolinha o seu grande criador o elemento que sempre trabalha incansavelmente com o fito de impulsioná-lo para a gloria musical . O elenco “ Astro de Amanhã “ começou a ser apreciado e aplaudido por ouvintes de outras plagas que não mais se contentavam em apenas ouvi-los pelas ondas hertzianas. Mas queriam também vê-los e ouvi-los pessoalmente. Assim, os ouvintes de outras plagas que não mais se contentavam em apenas ouvi-los pelas ondas hertzianas, mas queriam também vê-los e ouvi-los pessoalmente. Assim, os convites para excursões artísticas se sucediam e continuam a aparecer. Várias excursões foram empreendidas e vale ressaltar que todas elas foram de caráter beneficente, resultando em cerca de 600mil cruzeiros para as entidades beneficiadas que são inúmeras .


O nome de Bolinha era Édson Cury.
Ele nasceu em Araçatuba, em 1936 .


Louva-se ainda o fato de que nenhuma dessas excursões teve ajuda oficial , tendo sido empreendidas pela tenacidade e vontade do criador desse elenco: Bolinha . O elenco desde então tem melhorado sensivelmente no tocante a parte artística. Outra iniciativa meritória foi a divisão na Radio Cultura, dos programas, em estágios, conforme a idade. Assim, a criança de 4 a 6 anos que tiver pretensões a pertencer ao elenco de "Astros do Amanhã"inicia sua carreira no programa "Cirandinha". Se apresentar possibilidade, será contemplada com um lugar no próximo estagio, que é "Gurilândia". Dali irá para o "primeiro Degrau", mediante seleção rigorosa. O estágio final é o elenco "Astros do Amanhã", alcançado pelas crianças com qualidades excepcionais. As vantagens desse sistema de estagio são inúmeras: possibilita a criança convívio sadio com outras da mesma idade: a cultura musical da criança é adquirida cuidadosamente, sem demasiado esforço ; além do fator incentivo proporcionando Pelas metas a serem atingidas. Acreditamos estar aqui um verdadeiro celeiro de artista, que, num plano a longo prazo , visa um melhoria de nível artístico e cultural de nosso povo. Esperamos que o exemplo de Araçatuba seja seguidos por emissoras de outras cidades , pois, se é a música a legítima expressão de um povo, é chegada a hora de projetar o que temos de melhor, tanto no Brasil , como no Exterior. Nossos parabéns a Bolinha e seu elenco . "Astros do Amanhã"/div>

Um comentário:

  1. como professsora de história afirmo que esta exposição foi simplismente fantástica!!!!!!!!!! meus alunos do Lopes Borges fizeram ótimos trabalhos em vídeo.

    ResponderExcluir