Venha nos visitar! Entre em contato conosco

Rua 15 de Novembro,247 / Araçatuba-SP / CEP- 16010-030 / Telefone: 18-3625-3392 / email- marechalrondon1964@gmail.com

quarta-feira, 30 de março de 2011

Momentos de nossa História

...O Ano de 1926 transcorre num clima de violência cada vez maior . Araçatuba vivia dias negros, agitados, em que ninguém se sentia seguro. Era a ambição que gera o conflito, conflito que gera o ódio, ódio que gera o crime. desentendimentos Políticos, assassinatos e mortes cruéis constituíram, no balanço final o saldo de tantas lutas. Para que pudéssemos nos sentir menos intranquilos e ameaçados, pedimos ao então chefe de policia, DR. Arthur Leite de Barros, que mandasse para Araçatuba um delegado de carreira, pois a situação era periclitante. Cada vez mais se acirravam os conflitos entre as duas facções políticas, e a aproximação das eleições era um estopim aceso, que fatalmente levaria a uma explosão de sérias e graves consequências. Vem como delegado o Dr. Jão carneiro da fonte, mas a atmosfera continuava carregadíssima... Em novembro procedemos as eleições para a câmara municipal, em meio uma agitação e animosidade dos diabos. Foi então que ocorreu uma tremenda faucatrua. tendo o coronel Guilherme vencido em toda linha, qual não foi o nosso espanto quando, na manhã seguinte anunciou-se que o coronel fora vergonhosamente derrotado. É que Bento Sercundes Pinto, que exercia o cargo de juiz de direito, muito habilmente falsificara as atas, dando a vitória a Pompeu de Toledo. Deu-se então um fato inédito na política:- o coronel Gulherme, juntamente com os elementos que haviam sido espoliados de seus direitos, instalou uma segunda câmara municipal na redacção de "A Comarca", e passaram a funcionar duas câmaras uma de frente a outra. Ambas pediram garantias, e destacamos policiais sob o comando do tenente Feliciano, para garantir o funcionamento. E os ânimos se acalmaram temporariamente....

Trecho de texto extraído do
Livro- A Verdadeira História de Araçatuba
Autor- Fabriciano Juncal
Pgs-52,53 e 54

segunda-feira, 28 de março de 2011

Ajude a reconstituir nossa História

Se você conhece essa moça, entre em contato com:


PS- Atrás da foto esta escrito "Oliveira"

Araçatuba Country Clube

Já foi cartão postal
Lembra?

NOSSA HISTÓRIA

Texto : Jornal a Comarca Coisas da Cidade

29/11/1981, escrito por Odette Costa

Sr. Pedro Storti:

Primeiro Agente Postal de Araçatuba

Curiosidades

Selo comemorativo cinquentenário :

em destaque antiga fonte da praça Ruy Barbosa.


Flâmula comemorativa do cinquentenário

homenagem do Prof. Joaquim Dibo



sexta-feira, 11 de março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curiosidades

Jornal a Comarca
Edição Especial 2/12/1964

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Abertura da exposição "Vida Corrida"

Atletas,paretes,amigos e autoridades prestigiando e homenageando nosso eternos campeões.

Anubes e Santa a sua exposa assistindo o documentário "Vida Corrida"

Anubes e a filha Carina e sua coroa de louro


Abraço de Anubes e Primo, amigos de "vida corrida"


Fotos, medalhas, recortes de jornais, uniformes usados pelos campeões fazem parte da exposição. Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico do Município, Carlos Paupitz, o material foi encontrado por funcionários do museu durante a recatalogação do acervo do Museu Histórico Pedagógico Marechal Cândido Rondon. Ele explica que todos os itens foram doados por Anubes Ferraz na década de 80, porém não constavam no acervo.

“Quando descobrimos a quantidade de informações que tínhamos começamos a pesquisar a vida dos atletas e a história do esporte naquela época. Em contato com as famílias decidimos expor essa importante parte da história do esporte no Município”, conta Paupitz.
A recuperação e a preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental do Município fazem parte da proposta do Governo Municipal. “Homenagear esses astros do atletismo em vida está coerente com nosso objetivo de resgatar a história de Araçatuba. Estamos homenageando pessoas que foram esquecidas e que tiveram um importante papel na nossa história. Essa exposição é a concretização de um sonho”, disse Hélio Consolaro.
Recorte de texto retirado do Blog do Consa

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Curiosidades

Inauguração Rua Paul Harris
Jd- Nova Iorque

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Memórias

Anubes Ferraz

Da direita para esquerda de cima para baixo:

  1. Jogos esportivos Luso Brasileiros
  2. Jogos universitários de Paris 1957
  3. Olimpíada em Roma 1960
  4. 4ª,5ª e 6ª - Primeiro Jogos Ibero Americanos Chile 1960
  5. 7ª- Segundo Jogos Ibero Americanos
  6. 8ª Vasco da Gama
  7. 9ª- Vigésima nona São Silvestre 1953-1954

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Homenagem ao Museu dos Ferroviários Moisés Joaquim Rodrigues

Recém-criado por projeto do prefeito Cido Sério e aprovado pela Câmara Municipal.

Curiosidades

Situação economica 1939

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Curiosidade

Revista Mensal de Araçatuba dec. 1940
Capa- Prefeito Valadão Furquim

Convite




sexta-feira, 26 de novembro de 2010

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Araçatuba em 1968


Curiosidades



Fonte: Livreto organizado pela Prefeitura Municipal de Araçatuba em 1968

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Nossa História


Fundador Vicente Franco Ribeiro

Fonte: "A Verdadeira Historia de Araçatuba" de Fabriciano Juncal pgs.13 e 14

"Projetado pelo engenheiro alemão Gustavo Stamp, de propriedade do Dr. Elisío de Castro Fonseca, e cortado por Antenor Vasconcelos, em 1912, o patrimônio foi derrubado,administrado e vendido por Vicente Franco Ribeiro. Era pequeno e Tinha poucos moradores. da estação até a rua XV de novembro havia o triangulo de reversão, em cujo o lado esquerdo ficava o hotel Noroeste. Em frente do triângulo, outro hotel, de tábuas, tinha como proprietários os irmãos Pedro e Paulo Bim. A pinguinha corria por conta do botequim existente ao lado, onde Manoel Inácio e seu empregado Mário Vasconcelo atendiam sua modesta freguesia..."

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Curiosidades

Convite para festa de posse de diretoria


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Origens e Dúvidas


Leia e comente !
Ainda é tempo?

Jornal a Comarca 02/12/1964

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ajude a reconstituir nossa história.

Agradecimentos:

A Sra. Selma Manarelli Vieira e ao
Sr. Guilherme Geraldi pela identificação das cidadãs
da foto abaixo.


Da esquerda para a direita;
1ª- Ana Manarelli Geraldi ( hoje 19/03/2011 ) com 92 anos de vida, residente em Araçatuba .
2ª Anunciata Manarelli já falecida
3ª Rosa Manarelli Rocha ( hoje 19/03/2011 ) com 93 anos de vida, residente em Araçatuba.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Curiosidades

1º prédio do Jornal A Comarca
Texto extraído de "A verdadeira História de Araçatuba"
Autor Fabriciano Juncal.
paginas-53 e 54.
Araçatuba 1926.
Em novembro procedemos as eleições para a Câmara Municipal, em meio a uma agitação e animosidade dos diabos. Foi então que ocorreu uma tremenda falcatrua. Tendo o Coronel Guilherme vencido em toda linha, qual não foi o nosso espanto quando, na manhã seguinte anunciou-se que o Coronel fora vergonhosamente derrotado. É que Benito Sercundes Pinto, que exercia o cargo de juiz de direito, muito abilmente falsificara as atas, dando a vitória a Pompeu de Toledo. Deu-se então um fato inédito na politica:- o Coronel Guilherme, juntamente com os elementos que haviam sido espoliados de seus direitos, instalou uma segunda Câmara Municipal, na redação de "A Comarca", e passaram a funcionar as duas câmaras, uma em frente a outra. Ambas pediram garantias, e destacamos policiais sob o comando do Tenente Feliciano, para garantir sua ordem e funcionamento. E os ânimos se acalmaram temporariamente.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Curiosidades





Texto extraído "Araçatuba 100 anos de história" Unisalesiano
Fala de Naoum Cury

"Quando trocaram as locomotivas, deram as de vapor à Bolivia e as grandes levaram para Tubarão, em Santa Catarina, para puxar minério de carvão. Então o ministro Elizeu Rezende veio à Araçatuba e eu disse ao Prefeito Cotrin para pedir-lhe que deixasse pelomenos uma em Araçatuba. O prefeito disse ao ministro que era um pedido meu. Ele respondeu que não podia dar, porque não era dele, mas que emprestaria por uns trinta anos... desse jeito a locomotiva ficou e foi restaurada, como original. Agora vamos colocá-la em frente ao espaço cultural que é o lugar dela"

722
Texto extraído "Araçatuba 100 anos de história" Unisalesiano
Fala de Naoum Cury
"Os vagões eram de cedro, madeira de lei. Quando quebrados eram reformados aqui. A Noroeste tinha as maiores locomotivas do mundo. As da série 700 pesavam entre 240 e 300 toneladas. Havia um movimento fantástisco de trens, até corumbá. Mas mataram a estrada de ferro para beneficiar as fábricas de caminhões."


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ajude a reconstituir nossa história


Foto ( 05 )

Caso você saiba identificar este casal entre em contato com:
marechalrondon1964@gmail.com

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Obra - "Praça do Boi"
Autor Marco Texeira Furtado
Tec: Óleo Sobre Tela

Ajude a reconstituir nossa história

Foto (04 )

Caso você saiba identificar estas senhoras entre em contato com:
marechalrondon1964@gmail.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Curiosidades


Jornal "A Comarca" Edição Comemorativa 02/12/1964






Cotidiano Caingangue

Jornal "A Comarca" Edição comemorativa 02/12/1964

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Metodista e Católica


Texto extraído Coleção "Araçatuba 100 ANOS" Folha da Região
A esquerda,a antiga catedral, reconstruída para que pudesse ficar mais alta que a igreja
Metodista (à direita.) Em nome da modernidade arquitetônica. Ambas foram demolidas.



Texto extraído Coleção "Araçatuba 100 ANOS" Folha da Região

Em 1967, a igreja em estilo gótico foi posta abaixo para dar lugar a atual catedral, em formato sextavado ( com seis faces ). A decisão de demolir a amtiga igreja foi do bispo d. Pedro Koop, um religioso de idéias "modernas".



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Escolas

Texto extraído Coleção "Araçatuba 100 ANOS" Folha da Região pg.118
O segundo Grupo Escolar de Araçatuba ( atualmente Escola Estadual José Cândido)... começou a funcionar em 25 de maio de 1935, em um sobrado do comerciante Abrão Cury, na praça Nove de Julho. na década de quarenta foi construído o prédio que a escola ocupa atualmente.

Escolas


Texto extraído coleção "Araçatuba 100 ANOS" Folha da Região

pg. 118
Em 1934, foi regulalizado o funcionamento da escola estadual de 1º e 2º graus Manoel Bento da Cruz, que funcionava desde 1932 com o nome de Ginasio Municipal.
O grande incentivador dessa nova escola foi seu primeiro diretor Joaquim Dibo.



Ajude a reconstruir nossa história


Foto (03)
Caso você saiba identificar esse senhor entre em contato com:

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pequeno dicionário Caingangue




Jornal "A Comarca" edição especial de 02/12/1964